Devocional - terça-feira, 4 de novembro de 2025

Deus é grande

Imagem de um quadrado genérico com bordas arredondadas, em uma figure.


 

Terça-feira, 04 de novembro

Deus é grande

Leitura Bíblica:
Lucas 1.46-55

 

Pois o SENHOR é grande e digno de todo louvor, mais temível do que todos os deuses! (1Cr 16.25)


 

A leitura bíblica de hoje contém a narrativa a respeito da visita que Maria, virgem, porém grávida, fez à sua prima Isabel, idosa e estéril, mas que também gerava um filho, pela graça de Deus. Lucas fecha seu escrito sobre esse assunto apresentando o chamado “Cântico de Maria”, também conhecido como Magnificat, palavra latina que aparece em Lucas 1.46 na versão bíblica conhecida como Vulgata, na qual, em português, temos o termo “engrandece”. De fato, nesse cântico, Maria exalta ao Senhor. Demonstra que reconhece sua grandeza, exulta e se alegra ao extremo nele.

Aplicando esse cântico aos dias atuais, podemos dizer que o texto mostra que nosso Deus é grande pelos seguintes motivos: 1) salva-nos nas dificuldades e da condenação; 2) faz coisas extraordinárias para nós; 3) é completamente santo; 4) demonstra misericórdia eterna para os que o temem; 5) rebaixa os soberbos; 6) exalta os humildes; e 7) cumpre as promessas que faz.

Maria aprendeu muito sobre o esplendor de Deus quando ele se revelou a ela, dando-lhe a promessa de ser a mãe do Salvador. Por este e por muitos outros textos da Bíblia, e também pela experiência, sabemos que nosso Senhor é grande. Poderíamos escrever páginas e páginas demonstrando isso, pois ele ama pecadores como nós, criou e sustenta o universo, e ainda conhece tudo e todos! Deus é grande e apenas ele pode nos dar a vida eterna... Realmente, ele é notável e digno de toda honra, glória e louvor. Contudo, o que foi dito já é suficiente para mostrar um pouco de sua grandeza. Somos fracos e pequenos, mas o Eterno, que veio à Terra na pessoa de Jesus, é extremamente grande e magnífico. Diante disso, resta-nos declarar como Maria: “A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46-47).

Antonio Renato Gusso, Curitiba/PR

 

Deus é tão grande e poderoso, mas ama pecadores como nós.