Sábios ou tolos

Sábado, 26 de julho
Sábios ou tolos
Leitura Bíblica:
Efésios 5.15-17
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução (Pv 1.7).
O livro de Provérbios é um tratado de sabedoria que aborda os aspectos práticos da existência humana. Particularmente no que se refere aos relacionamentos, oferece instruções pertinentes às mais diversas situações da vida cotidiana. O livro divide os homens em duas categorias: sábios ou tolos. Diante das oportunidades da vida, o tolo exibe sua insensatez, ignorando os caminhos propostos por Deus, enquanto o sábio ouve e obedece às suas ordens.
É possível que o apóstolo Paulo tenha se baseado nesse conceito ao escrever a seção da carta aos Efésios que trata da maneira digna que os cristãos devem andar. Segundo ele, quem foi chamado para ser santo e irrepreensível não deve mais andar como tolo, que não conhece o Senhor, e sim, como sábio.
Naturalmente, se agíssemos como tolos e obstinados, que desprezam as instruções da Palavra de Deus, nosso rumo seria o caminho da morte. No entanto, o apóstolo oferece o antídoto para a insensatez: aproveitar cada oportunidade para compreender a vontade do Senhor. Esta é a verdadeira sabedoria: respeito e submissão a Deus (Pv 9.10). Assim, a experiência da vontade de Deus – sempre boa, perfeita e agradável – é para ser vivida dia a dia (Rm 12.1-2). Como isso se dará? Enchendo-nos do Espírito, e por ações práticas e contínuas: falando entre nós com salmos, louvando de coração ao Senhor, dando sempre graças por tudo, sujeitando-nos uns aos outros no temor do Senhor (Ef 5.18-21). Em outras palavras, o que nos torna sábios não é a quantidade de conhecimento que acumulamos no decorrer da jornada cristã, mas o quanto desse conhecimento aplicamos em nosso relacionamento diário com o Senhor e com os demais membros do Corpo de Cristo. Aproveitemos cada oportunidade que o Pai nos dá diariamente para sermos sábios.
Lídia Rosa da Silva, Santo André/SP
A sabedoria consiste em conhecer o Senhor e aplicar seus princípios em nossa vida.